quinta-feira, 18 de outubro de 2012
O cuidado com os dedos dos pés não costuma estar na nossa listinha de prioridades, mas quando uma unha encravada incomoda, é impressionante a rapidez com que a nos preocupamos com o assunto.
De todos os menores males da vida, esse está entre os mais fáceis de serem evitados.
Mas quando a unha encravada passa a ser o centro de suas preocupações, siga esses passos para livrar-se dela.
Pézinhos de molho
Encha um balde grande com cerca de 8 litros de água quente. Adicione várias colheres cheias de sal e mexa até que ele se dissolva. Deixe o pé problemático de molho por 15 a 20 minutos todos os dias. A água quente amolece a pele em torno da unha encravada e o sal ajuda a combater a infecção e o inchaço.
Técnica do algodãozinho
- Após deixar os pés de molho , retire o sal com água morna e sabão, enxágue-o e deixe-os secar.
-Unte um pequeno chumaço de algodão com alguma pomadinha antibiótica. Enrole o algodão formando um tubo fino entre as pontas dos dedos . Esse pequeno tubo precisa ficar entre a ponta afiada da unha e a pele que ela está cortando.
- Mergulhe um palito de dentes em alcool para esterelizá-lo. Use o palito para empurrar o algodão cuidadosamente sob a ponta da unha. Protegida pelo algodão, em vez de cortar sua pele, essa ponta vai causar menos dor.
- Se você acha que a pressão do algodão piorou a dor, coloque uma quantidade menor. Desfaça sua primeira tentativa e tente novamente com um rolo mais fino.
Mantenha os pés limpos
Calce um par de meias limpas todos os dias. Já que não é possível manter os pés completamente livres de germes, vocêreduz bastante o risco de infecções se os mantiver sempre lavados, secos e protegidos.
Ao tomar banho, esfregue os pés com uma toalhinha com sabão. Depois, passe uma pomada antibiótica no dedo.
Dedos à mostra
Use calçados abertos, como sandálias. Sapatos apertados só aumentam o problema, porque vocÊ pressiona aunha cada vez mais para dentro da pele que já está machucada.
O poder da prevenção
Antes de cortar, coloque os pés de molho em água morna por alguns minutos para amolecer as unhas. Ao apertá-las, faça sempre um corte reto, deixando uma pontinha em cada canto. Depois arredonte levemente os cantos – o suficiente para evitar que fiquem afiados. Você deve cortar todas as unhas dos dedos dos pés, assim, mas deve prestar mais atenção ao dedão, já que é o mais vulnerável.
Não cutuque as unhas dos pés. Você vai acabar arrancando os cantos, e a ponta da unha reminiscente pode crescer para dentro do dedo.
Certifique-se de comprar sapato do tamanho certo.
Compre sapatos no fim do dia. Os pés incham com as andanças do dia e ficam mais dilatados no fim da tarde.
Preste mais atenção a como você amarra seus sapatos. O segredo é evitar que o pé deslize dentro do calçado.
Acredite se quiser, mas meias ou meias calças apertadas também podem afetar as unhas dos pés mesmo se o sapato estiver confortável. Escolha meias que não apertem os dedos uns contra os outros.
Fonte: 1001 Remédios caseiros- Seleção Readers Digest.
oa parte das pessoas algum dia já sofreu ou sofrerá com este problema. As unhas encravam porque ao crescer uma das pontas da unha acaba enterrando-se na pele que fica ao seu redor, tal problema é provocado pelo fato da pele ao redor cria uma barreira para o crescimento da unha, sem ter espaço para crescer livremente, a ponta da unha acaba entrando na pele e causando assim dor e inflamação. Pode ocorrer também a deformidade de uma unha que acaba crescendo dentro da pele ao redor causando assim o encravamento, como também pode ocorrer quando a pele ao redor cresce de forma anormal e cobre parte da unha.
Alguns maus hábitos fazem com que a unha encravada apareça mais facilmente tal como o uso de sapatos de bico fino ou apertados, o ato de cortar as pontas das unhas também colabora para o surgimento do problema, já que isto acaba formando uma ponta na parte cortada, fazendo com que, devido ao peso do corpo sobre os pés, a pele que antes estava sob a unha projete-se para cima e acaba entrando na frente da unha e com o crescimento ela fica encravada nesta pele. Até em crianças recém-nascidas a unha encravada pode aparecer, isto ocorre devido ao uso de macacões com pés fechados, que se não forem bem largos podem provocar o surgimento do problema.
Normalmente os dedos dos pés são os mais atingidos, principalmente os dedões nos quais geralmente os cantos das unhas são as partes mais atingidas. Veja a foto ilustrativa abaixo:
Dificilmente os sintomas iniciais são sentidos, mas é possível observar que a unha está começando a encravar quando se sente dor na parte afetada que aumenta gradativamente de intensidade se tornando insuportável em determinado momento. Em seguida a pele ao redor da unha inflama, incha e fica avermelhada, podendo também haver a eliminação de pus e a formação de um granuloma plogênico, conhecido como carne esponjosa.
Como evitar
Existem maneiras de evitar que as unhas encravem, primeiramente evite cortar os cantos das unhas, procure deixá-las mais livres, sendo assim, deve-se cortá-las de forma reta, não deixe-as muito curtas e evite usar calçados apertados.
Tratamento
O tratamento dependerá de acordo com a gravidade do problema, podendo variar entre um tratamento simples onde é feito o afastamento da pele inflamada por um pedaço de algodão e um procedimento cirúrgico para remover o tecido inflamado ou até destruir a matriz da unha no canto onde ela encravou, este tratamento cirúrgico visa desobstruir o caminho para que a unha volte a crescer livremente. No caso da carne esponjosa, esta deve ser cauterizada com o uso de substâncias químicas ou com eletrocoagulação.
Nos casos mais leves o tratamento pode ser feito com o corte da parte encravada e um algodão esterilizado é colocado sob a área até que o inchaço desapareça. Caso a unha não seja tratada ela pode ficar infeccionada.
Quando a área em torno da unha começa além de ficar dolorida, vermelha e inchada a aparecer bolhas de pus, o problema já está se apresentando de forma grave, exigindo assim cuidados médicos mais urgentes e profundos. Dessa forma, pode se optar por uma intervenção cirúrgica, que é simples e exigirá o uso de anestesia local, onde a parte encravada é cortada e removida fazendo com que o problema não retorne. Em outros casos pode se optar por uma drenagem onde a secreção é removida.
Caso ocorra uma infecção secundária, pode ser necessário o uso de antibióticos de uso local ou via oral.
Há o mito de que extrair a unha completamente resolverá o problema, o que não é verdade, pois, ao crescer novamente, a unha pode voltar a encravar.
Recomendações
Ao realizar algum destes procedimentos, evite molhar o curativo, limpe os pés com um algodão embebido em álcool, se não houver curativo, limpe os pés com água oxigenada e use uma pomada cicatrizante, não abafe a unha ou use sapatos fechados até que a unha melhore e lixe a superfície da unha com o lado mais delicado para enfraquecê-la e não voltar a encravar. Seguindo tais precauções a unha curará mais rápido e será evitado o risco de infecção.
Evite cutucar ou cortar a unha encravada, isto pode piorar o problema e gerar complicaçõesque poderiam ser evitadas.
É importante que assim que a unha encravar que se procure um médico para determinar a gravidade do problema e a forma como ele será tratado, sem tentar resolver o problema por simesmo em casa sem supervisão ou indicação médica.
Como tratar unha encravada
Pessoas tanto do sexo masculino como do sexo feminino sofrem do problema de unha encravada, a qual acontece quando as pontas das unhas acabam adentrando na pele do dedo e a pele cria uma barreira contra o crescimento da unha e isso vai inchando o dedo e acumulando pus. Por mais que a pele crie uma barreira para a unha não crescer acontece à penetração da unha dentro da pele o que acaba causando a inflamação.
Normalmente o aparecimento de unha encravada se dá quando a pessoa acaba cortando a unha de maneira inadequada, principalmente a região do canto das unhas e por isso há a formação de uma ponta na extremidade cortada e isso faz com que a pele que antes estava embaixo da unha fique em cima da mesma, causando assim o encravamento da unha.
Os sapatos de ponta fina, os quais são usados principalmente pelas mulheres acaba auxiliando para o aparecimento de unhas encravadas e em bebês também é possível ocorrer o aparecimento de unha encravada por culpa dos macacões com os pés fechados. Os dedos que sofrem freqüentemente com este problema são os dedões, pois são neles que as unhas inflamam bem nos cantos.
O sintoma principal de unha encravada é a dor local que com o passar do tempo a intensidade da dor vai aumentando até que o dedo fique todo inchado, vermelho e com formação de carne esponjosa e eliminação de pus.
Para evitar que unhas encravadas apareçam é necessário cortar as unhas de maneira correta, principalmente os cantos, deixando as pontas sempre livres, por isso é indicado cortar as unhas de forma quadrada e nunca redonda, não corte as unhas muito curtas, deixando sempre a borda branca aparecendo, pessoas que sofrem com unha encravada devem evitar ao máximo o uso de sapatos fechados.
Para o tratamento de unhas encravadas, saiba que isso depende da intensidade do caso, mas normalmente acontece o retraimento da pele inflamada com o uso de um algodão ou em casos mais graves ocorre um procedimento cirúrgico para a remoção da pele inflamada ou destruição da matriz da unha no canto inflamado. O procedimento cirúrgico tem a finalidade de desobstruir a passagem da unha para que a mesma possa crescer livremente
Assinar:
Postagens (Atom)