quinta-feira, 18 de outubro de 2012
O cuidado com os dedos dos pés não costuma estar na nossa listinha de prioridades, mas quando uma unha encravada incomoda, é impressionante a rapidez com que a nos preocupamos com o assunto.
De todos os menores males da vida, esse está entre os mais fáceis de serem evitados.
Mas quando a unha encravada passa a ser o centro de suas preocupações, siga esses passos para livrar-se dela.
Pézinhos de molho
Encha um balde grande com cerca de 8 litros de água quente. Adicione várias colheres cheias de sal e mexa até que ele se dissolva. Deixe o pé problemático de molho por 15 a 20 minutos todos os dias. A água quente amolece a pele em torno da unha encravada e o sal ajuda a combater a infecção e o inchaço.
Técnica do algodãozinho
- Após deixar os pés de molho , retire o sal com água morna e sabão, enxágue-o e deixe-os secar.
-Unte um pequeno chumaço de algodão com alguma pomadinha antibiótica. Enrole o algodão formando um tubo fino entre as pontas dos dedos . Esse pequeno tubo precisa ficar entre a ponta afiada da unha e a pele que ela está cortando.
- Mergulhe um palito de dentes em alcool para esterelizá-lo. Use o palito para empurrar o algodão cuidadosamente sob a ponta da unha. Protegida pelo algodão, em vez de cortar sua pele, essa ponta vai causar menos dor.
- Se você acha que a pressão do algodão piorou a dor, coloque uma quantidade menor. Desfaça sua primeira tentativa e tente novamente com um rolo mais fino.
Mantenha os pés limpos
Calce um par de meias limpas todos os dias. Já que não é possível manter os pés completamente livres de germes, vocêreduz bastante o risco de infecções se os mantiver sempre lavados, secos e protegidos.
Ao tomar banho, esfregue os pés com uma toalhinha com sabão. Depois, passe uma pomada antibiótica no dedo.
Dedos à mostra
Use calçados abertos, como sandálias. Sapatos apertados só aumentam o problema, porque vocÊ pressiona aunha cada vez mais para dentro da pele que já está machucada.
O poder da prevenção
Antes de cortar, coloque os pés de molho em água morna por alguns minutos para amolecer as unhas. Ao apertá-las, faça sempre um corte reto, deixando uma pontinha em cada canto. Depois arredonte levemente os cantos – o suficiente para evitar que fiquem afiados. Você deve cortar todas as unhas dos dedos dos pés, assim, mas deve prestar mais atenção ao dedão, já que é o mais vulnerável.
Não cutuque as unhas dos pés. Você vai acabar arrancando os cantos, e a ponta da unha reminiscente pode crescer para dentro do dedo.
Certifique-se de comprar sapato do tamanho certo.
Compre sapatos no fim do dia. Os pés incham com as andanças do dia e ficam mais dilatados no fim da tarde.
Preste mais atenção a como você amarra seus sapatos. O segredo é evitar que o pé deslize dentro do calçado.
Acredite se quiser, mas meias ou meias calças apertadas também podem afetar as unhas dos pés mesmo se o sapato estiver confortável. Escolha meias que não apertem os dedos uns contra os outros.
Fonte: 1001 Remédios caseiros- Seleção Readers Digest.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário